
Conteúdo dinâmico é aquele que utiliza a tecnologia para se adaptar a cada usuário, de acordo com seu perfil, interesses e comportamentos.
Esse conteúdo geralmente é usado em sites, blogs, lojas virtuais e e-mails, com o objetivo de entregar algo relevante para a pessoa naquele momento. Em inglês, pode ser chamado de dynamic content ou adaptive content.
Você pode ver exemplos de conteúdo dinâmico no e-commerce, com vitrines e recomendações personalizadas. Na Amazon, por exemplo, a página inicial é diferente para usuários logados e não logados. Experimente fazer login no site e veja que as ofertas mudam, porque tentam mostrar produtos mais alinhados aos seus interesses.
Como isso acontece? Os sites utilizam tecnologias de big data e automação para captar informações dos usuários, analisar seus comportamentos e transformar tudo isso em inteligência de marketing. O sistema pode trabalhar com dados como:
O conteúdo estático, por sua vez, é o mesmo para todos os usuários que acessam o site, não muda automaticamente depois de publicado, a não ser que passe por atualizações.
Embora amplamente utilizado, pode não oferecer uma experiência tão interessante. Então, você também pode transformá-lo de estático para interativo.
Diante de tantos conteúdos, estímulos, ofertas e marcas na internet, a atenção do consumidor se torna restrita e disputada. Por isso, o conteúdo dinâmico é uma forma de destacar a sua marca no universo da web. Vamos ver agora quais as vantagens desse tipo de conteúdo.
Conteúdos que atendem aos interesses e comportamentos dos usuários se tornam mais atrativos para eles. Recomendações personalizadas em plataformas de streaming, por exemplo, conseguem acertar em cheio nos gostos dos consumidores.
Mas, para isso, é preciso adotar tecnologias para escalar a personalização e viabilizar sua aplicação para milhares de usuários. Dynamic content permite fazer isso nos seus principais canais.
A experiência do usuário é mais interessante quando você oferece conteúdo dinâmico e interativo. O consumidor se sente visto e valorizado pela marca, porque ela conhece os seus gostos e ajuda a otimizar a sua compra.
O tempo de permanência e o número de páginas visitadas no site tendem a aumentar com conteúdo dinâmico. Esses sinais de engajamento do usuário demonstram que o interesse se eleva. Afinal, você está oferecendo conteúdos e ofertas que sabe que são relevantes para ele.
As taxas de conversão também tendem a aumentar, porque as ofertas estão alinhadas aos interesses dos usuários. Com isso, o comprador não precisa navegar por muito tempo para encontrar o que deseja, o que ajuda também a diminuir o ciclo de vendas.

16 anos de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, alguns Milhões faturados e um desejo enorme de compartilhar todos os aprendizados com você aqui de GRAÇA!
Essa é a minha retribuição por tudo que conquistei e o meu sonho de ver outras pessoas conseguindo mudar de vida, melhorando a mentalidade, os relacionamentos e ganhando por mês o que não sonhava nem ganhar por ano.
Quer receber mais conteúdos de qualidade sobre o Mercado Financeiro?
Fique por dentro de tudo o que está acontecendo de mais atual...